O conhecimento comum sobre o leite, associado ao científico, oferece um vasto repertório de informações. A tendência nos dias de hoje, graças à Internet, é a do conhecimento compartilhado. Entretanto, a Internet é um território livre e, em muitas ocasiões, os boatos e os mitos ocupam mais espaço do que as informações corretas, prejudicando o diálogo e a perfeito compreensão. Estas informações enganosas ou equivocadas podem colocar em dúvida uma série de avanços já conquistados pelo saber a respeito do tema.

Com o NUVLAC, o diálogo passa a ter um canal seguro que promove a interação de pessoas que consomem o produto, pesquisadores que entendem do assunto e empresas que fabricam lácteos.

Este canal se posiciona de várias formas. O NUVLAC concentra os assuntos e promove a interação, fazendo com que o compartilhamento circule sem ruídos. Além disso, a dinâmica do ambiente virtual do Núcleo possibilita um contato direto com o conhecimento, sem o apelo comercial, o que muitas vezes coloca em suspeição certos dados.

No NUVLAC, os interessados nos temas do leite e seus derivados e da nutrição propõem assuntos para debate, obtêm notícias, artigos técnico-científicos, participam de seminários online, além de terem acesso a uma biblioteca online para os temas já consolidados. É uma rede de contatos imprescindível para todos os interessados no assunto “leite”.

O NUVLAC é um projeto de extensão da Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF) em parceria da Embrapa Gado de Leite, Epamig- Instituto de Laticínios Cândido Tostes e Agência de Inovação de Leite e Derivados - POLO DO LEITE. Conta com o apoio da Associação Brasileira da Indústria de Leite Longa Vida - ABLV e da Associação Brasileira das Indústrias de Queijo - ABIQ.

NOSSA EQUIPE

Coordenador:

  • Paulo Henrique Fonseca da Silva - Professor da Universidade Federal de Juiz de Fora – curso de Nutrição. Possui graduação em Farmacia-Bioquimica pela Universidade Federal de Juiz de Fora e doutorado pela Universidade Federal de Lavras. É membro do Comitê Científico Consultor do International Life Sciences Institute Brasil. É membro do Standing Committee Nutrition & Health da International Dairy Federation.

 

Pesquisadores:

  • Ana Lívia OLiveira - Professora da Universidade Federal de Juiz de Fora – curso de Nutrição

  • Arlete Rodrigues Vieira de Paula - Professora da Universidade Federal de Juiz de Fora – curso de Nutrição

  • Denise Sobral - Professora no Instituto de Laticínios Cândido Tostes.

  • Luis Angelo dos Santos Aracri - Professor da Universidade Federal de Juiz de Fora – curso de Geografia. 

Execução:
logo.png
Apoios:
ABLV_logo_novo.png
Parcerias: